Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Cabo Frio discute direitos da pessoa idosa

Cerca de 300 pessoas se reuniram esta semana na sede da Secretaria Adjunta da Melhor Idade (Seamei) de Cabo Frio para a realização do II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo o tema foi “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”. Durante o evento foram elaboradas 15 propostas/resoluções para serem debatidas nas Conferências Estadual e Federal, e por último foram eleitos, por aclamação, os quatro Delegados, com seus respectivos suplentes para participarem da IV Conferência Estadual dos Direitos dos idosos que acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro no Rio de Janeiro.

- A realização do II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cabo Frio segue princípios constitucionais estabelecidos na Política Nacional do Idoso. O Fórum é instância máxima de deliberação e têm a atribuição de avaliar a situação dessa Política Pública e propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento. Com a realização do Fórum dos Direitos da Pessoa idosa 2015 conseguimos nosso objetivo, que era o de provocar uma reflexão e discussão sobre o protagonismo e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos do idoso – explicou a secretária Cristiane Fernandes, lembrando que o evento contou com palestras na parte da manhã, e oficinas e deliberações sendo votadas à tarde.

A mesa de abertura foi presidida por Cristiane Fernandes, que também é Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cabo Frio; Mariléa Ramos da Costa Massena de Morais, Presidente do Conselho do Idoso de Macaé; Ivan Cruz, representando a Secretária Municipal de Cultura; Marcelo Brum, representando a Associação dos Profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Região dos Lagos, e Onilda Azevedo Guimarães, de 88 anos, representando todos os idosos presentes no evento. Participaram ainda entidades como OAB Cabo Frio; Federação das Associações de Bairro; Associação dos Aposentados e Pensionistas de Cabo Frio; Instituição Amigas da Mama; Instituição Idosos com Amor; Lions Club de Cabo Frio; Universidade Estácio de Sá e representantes das Secretarias municipais de Saúde e Cultura.

Na palestra sobre Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa a secretária Cristiane Fernandes discorreu sobre os novos tempos e as necessidades de se ter políticas mais sólidas em defesa dos Idosos e o quanto eles são protagonistas de suas histórias. Em seguida, a palestrante, convidou alguns idosos para que dessem depoimentos de como com o Empoderamento mudou suas vidas. Após o coffee break foi a vez de Marcelo Brum falar sobre Gestão (Programas e Ações) demonstrando pontos positivos das políticas públicas colocadas em funcionamento no município. A Presidente do Conselho do Idoso de Macaé, Mariléa Ramos da Costa Massena de Morais, discursou sobre Participação (Política e Controle Social), expondo toda sua experiência no tocante ao assunto. Dando continuidade, o Secretário-Executivo do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cabo Frio, Sérgio Aguiar, abordou o tema Fundo Municipal do Idoso, ressaltando a importância de se planejar para obter os recursos necessários para melhorar as políticas públicas voltadas para a população idosa, e fechando o ciclo de palestras, a secretária Cristiane Fernandes explicou a questão do Orçamento Público.

Na parte da tarde a plenária foi dividida em três oficinas, onde foram debatidas as questões referentes aos três eixos do II Fórum: 

Eixo I – Gestão ( Programas, Projetos e Ações); 

Eixo II – Financiamento ( Fundo do Idoso e Orçamento Público)

Eixo III Participação (Política e Controle Social), com os trabalhos coordenados por Anita Silva (Assistente Social) e Paulo Roberto Fernandes (advogado), do artista plástico e membro do Comudi, Ivan Cruz, e da psicóloga do Lar de Cidinha, Wanda Bergman.


Texto : Secretaria da Melhor Idade
Fotos : Seamei