Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cabo Frio e Silva Jardim concorrem em duas categorias no prêmio Maravilhas RJ

Quatro produtos representam a Região dos Lagos na 3ª edição do prêmio 'Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro'. Entre os 135 produtos na disputa, estão o camarão de Cabo Frio, concorrendo na categoria Água, responsável por 15% da produção do Estado do Rio de Janeiro, e também três produtos de Silva Jardim, concorrendo na categoria Da Terra.

A votação do prêmio está aberta ao público, pela Internet, e os internautas terão até o dia 31 de outubro para escolher os seus favoritos em cada categoria. Para conhecer todos finalistas e votar basta acessar o site.

Pela Região dos Lagos, além do camarão de Cabo Frio, concorrem a Quitanda Natural, o Palmito pupunha in natura da Fazenda Mico Leão Dourado e o Palmito Pupunha in natura da Reserva Botânica das Águas Claras, todas de Silva Jardim.Ao todo, são 135 produtos na disputa, representando mais de 50 municípios fluminenses, do interior à capital, e divididos em 12 categorias: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas, Doces e Compotas, Embutidos, Laticínios, Mel, Pastas e Patês, Queijos e Da Terra.

Os vencedores serão eleitos pela soma da avaliação do consultor, que terá peso sete, com o resultado do voto popular, que terá peso três. Além de ampliar as categorias, outra novidade deste ano é que os consultores degustarão os produtos finalistas para votar, levando em consideração a harmonia entre o sabor, a apresentação do produto com o contexto social, histórico, econômico e cultural.

O Maravilhas RJ é idealizado pelo jornalista Chico Junior, escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”, este último publicado pela Editora Senac Rio. O projeto tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do SENAC RJ e dos Supermercados Zona Sul, além do apoio da Fecomércio RJ.