Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Domingo em Arraial - Fim do aqueduto confrmada

Foi confirmada para o próximo domingo (30) a implosão do aqueduto da Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. A estrutura de 70 metros, que era usada pela antiga Companhia Nacional de Álcalis, fica na Estrada da Rebeche. A implosão deve ser feita às 9h. O custo para o município será de R$ 485 mil.

A ação da Prefeitura obedece a uma recomendação do Ministério Público Estadual visando evitar acidentes. Segundo estudos, a estrutura oferece risco de cair. A empresa responsável pela implosão é a Dinamite Detonações, do Espírito Santo. Trata-se da mesma empresa que faria o trabalho em março deste ano. Na ocasião, o serviço foi adiado por problemas na documentação da empresa junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ).

Segundo o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Adiel de Almeida, os moradores próximos ao local já estão sendo comunicados da implosão. Para evitar qualquer contratempo, durante a semana uma equipe formada por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras, Defesa Civil e funcionários da Dinamite Detonações estará visitando as residências para uma vistoria técnica e distribuição de panfletos informativos.

Para garantir a segurança, no dia anterior a implosão, sábado (29), o trânsito da Estrada da Rebeche, que liga dá aceso à Praia Grande, será interrompido a partir das 22h. A liberação da via está prevista para o final da tarde de domingo. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Guarda Municipal e uma equipe da Secretaria de Saúde vão acompanhar toda a ação. Os moradores deverão deixar suas casas até meia hora antes da implosão.

de acordo com a Secretaria Municipal de Obras, uma área no raio de 200 metros será isolada para a implosão do aqueduto.As empresas de fornecimento de água e energia já foram comunicadas e vão suspender os serviços no local, na manhã deste domingo, 30.

2º aqueduto implodido
Este será o segundo aqueduto da Álcalis a ser implodido. O primeiro estava na RJ-140, na altura da Prainha, e foi retirado em 11 de agosto de 2009. Os aquedutos foram construídos há mais de quarenta anos pela antiga Álcalis, e eram utilizados para o despejo dos resíduos de barrilha no mar, mas há alguns anos já não funcionavam. Devido à falta do uso, estavam em estado de deterioração, com vários pontos enferrujados. A implosão aconteceu em segundos, colocando 15 toneladas de concreto e ferragens no chão.


Fonte : Ascom Arraial
Foto   : Ascom PAC