Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cabo Frio é tema de encontros de pesquisadores

As transformações por que passou Cabo Frio nestes 400 anos e a preservação de elementos que caracterizam a cidade desde antes de sua fundação têm sido debatidas ao longo do ano em palestras com especialistas das mais variadas áreas. No mês de setembro, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART) sediará os eventos, que são realizados pelo Centro de Memória Márcio Werneck do IFF – Campus Cabo Frio. Os encontros serão sempre às 18 horas.

Na sexta, dia 11, o historiador Walter Luiz Pereira falará sobre a Companhia Nacional de Álcalis. Segunda, dia 14, será a vez do arquiteto Ivo Barreto que explanará sobre o conjunto paisagístico de Cabo Frio. No dia 25, sexta, o ambientalista Ernesto Galiotto ministrará palestra sobre a cultura da região por terra e ar.

Encerrando o ciclo de palestras no mês de setembro, e em meio às atividades da Primavera dos Museus no MART que neste ano tem por temática “Museus e Memória Indígena”, o historiador Luís Guilherme Scaldaferri falará de aldeamentos indígenas em São Pedro e em Armação dos Búzios.

As palestras são parte do projeto deflagrado no primeiro semestre de 2015 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Estão previstos encontros até o final do ano, sendo que em novembro, dia 09 (segunda-feira), os interessados poderão conhecer mais sobre o antigo Convento N. S. Anjos, sede do MART, e as atividades do museu vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em visita mediada por Maria Fernanda Pinheiro, diretora da instituição.

O Ciclo de Palestras Cabo Frio 400 Anos tem o apoio da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e da ANPUH-RJ (Associação Nacional de História Seção Rio de Janeiro).

O endereço do MART, local dos eventos relacionados, é Largo Santo Antônio, s/nº (antigo Convento N. S. dos Anjos) – Centro, Cabo Frio (RJ).


Confira a programação:

Dia 11/09 (sexta-feira) Walter Luiz C. M. Pereira

Estado e empresa estatal: o caso da Companhia Nacional de Álcalis


Dia 14/09 (segunda-feira) Ivo Barreto

O Conjunto Paisagístico de Cabo Frio: valores, lacunas e perspectivas de preservação


Dia 25/09 (sexta-feira) Ernesto Galiotto

A cultura da Região dos Lagos por terra e ar


Dia 28/09 (segunda-feira) Luís G. Scaldaferri Moreira

Os índios aldeados de São Pedro de Cabo Frio e a tentativa de criação da Armação de Búzios (1740)


Dia 09/11 (segunda-feira) Maria Fernanda Pinheiro

O MART e a preservação do antigo Convento N. S. dos Anjos


Informações podem ser obtidas no MART pelo telefone (22) 2646-7340