Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Em Cabo Frio, passeio alerta a "Inclusão se conquista com autonomia"

Aconteceu na manhã desta segunda feira dia 21. uma caminhada pelas ruas de Cabo Frio pelo dia Nacional da Pessoa com Deficiência. A concentração aconteceu na esquina da Avenidas Nilo Peçanha e Contorno, na Praia do Forte e saindo em direção a Praça Porto Rocha, onde permaneceu durante grande parte da manhã . A intenção
era levar a população a uma reflexão sobre os problemas vividos pelas
pessoas com deficiência . 


“ É o terceiro ano de passeio, um movimento necessário para chamar a atenção para os problemas de acessibilidade, mas não queremos atitudes e mudanças somente para o Centro e sim também para a periferia, para que todas as pessoas possam aproveitar a cidade igualmente . A acessibilidade ainda é um grande desafio, no momento a lei está sendo obedecida, mas precisamos chamar atenção do poder público assim como todos para que respeitem as rampas de acesso, vamos garantir o acesso pelas calçadas e tudo mais." Declarou Wolmer Buenas, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência .

A APAE de Cabo Frio, que sempre destaca a importância e cobra o respeito as leis que protegem os deficientes também participou do passeio . 

“ Hoje os deficientes tem uma participação forte no conselho da pessoa com deficiência e nos temos que lutar pelos direitos deles .” Kelly Soares, presidente da APAE

Cris Manhâes, Secretária Executiva do Conselho Municipal da Pessoa com deficiência, falou sobre as dificuldades. 

“É o terceiro ano e precisamos conscientizar e fazer com que todos respeitem os direitos da pessoa com deficiência, do idoso, da gestante e para que isso aconteça é necessário que as calçadas estejam liberadas sem carro estacionado, as rampas não sejam obstruídas, que as vagas de cadeirantes estejam liberadas e não usadas por motoristas que não são cadeirantes."

As pessoas deveriam respeitar os deficientes. 


Fonte : Fique Bem Informado
Fotos : Eduander Silva