Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Região dos Lagos recebe teatro móvel solar. Veja a lista das cidades

Um teatro móvel, iluminado por energia solar. Essa foi a forma que artistas de Santos (SP) tiveram para levar a arte para diversos cantos do Brasil. Após passar por mais de 150 cidades, o Teatro a Bordo, apresentado em um contêiner movido a energia solar, chega em Iguaba Grande nesta quarta e quinta-feira (dias 2 e 3) e em Araruama na sexta-feira e sábado (4 e 5), com uma programação recheada de atividades gratuitas para a população local.

Personagens da tradição oral brasileira, músicas populares, trupes de palhaços e interação com o público por meio de oficinas socioeducativas fazem parte das atividades. Os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas, desenvolvendo brincadeiras.

Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo, afirma que este é o primeiro teatro a apresentar uma solução ecológica do tipo no Brasil. "Apostamos na energia limpa como matriz energética do futuro e, por isso, instalamos módulos fotovoltáicos no nosso contêiner-teatro para transformar a energia solar em energia elétrica. 

Com ela, suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura", explica.

O projeto móvel itinerante conta um teto solar que gera energia suficiente para suprir a demanda dos equipamentos de iluminação do palco durante as apresentações noturnas. Em quase oito anos de estrada, mais de 300 mil pessoas já assistiram às apresentações do Teatro a Bordo. Depois de Araruama, o projeto passará pelas cidades de Saquarema, Cabo Frio, Rio Bonito e São Pedro D’Aldeia e conta com o apoio da CCR Vialagos, prefeituras e secretarias municipais de Cultura.


Fonte : O Dia
Texto : Estudantes do projeto O Dia/Unigranrio
Foto   : 1 - teatroabordo.com.br
             2 - O Globo