Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Governo do Estado inicia censo do turismo com 23 municipios

Mapear atrativos turísticos, infraestrutura, equipamentos, serviços e cadeia produtiva do segmento. Estas são as principais finalidades do Inventário da Oferta Turística (IOT), ampla pesquisa de campo encomendada pela Secretaria de Turismo, para municípios de regiões fluminenses. Hoje, a secretaria assina, com as 23 cidades contempladas, os termos de compromisso de parceria para a realização do estudo, que será desenvolvido pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Na ocasião, será apresentado ainda o site e as redes sociais do projeto.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o inventário é um instrumento fundamental para a elaboração de ações e planejamento público. Para o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, o OIT, que integra o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/RJ), funciona como referência para informações e investimentos.

Licitado pela Secretaria de Turismo, o trabalho será desenvolvido por professores e estudantes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e terá a participação de mais de 100 profissionais.



Serão contempladas as cidades de Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itatiaia, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Teresópolis, Valença e Vassouras.