Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Vistoria em táxis de Araruama

O IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro) realizou na semana passada a vistoria nos taxímetros de toda a frota do município de Araruama. Ao todo, 206 taxistas puderam colocar em dia seus táxis no que compete à fiscalização do órgão público estadual.

A inspeção do IPEM é a última etapa do processo de fiscalização dos táxis. Na primeira etapa, os taxistas passaram por vistorias na sede da Secretaria Municipal de Transportes, quando itens de segurança, limpeza, conforto, qualidade e documentação são averiguados. Os carros que não satisfazerem às exigências da vistoria ficam em pendência, impossibilitados de realizar a vistoria do IPEM até que tudo seja resolvido.

A novidade deste ano fica por conta do Cartão de Identificação do taxista. Todos os motoristas e seus auxiliares foram recadastrados e em cada veículo, o cartão deverá estar disponibilizado de forma visível aos usuários. Nele, o passageiro poderá obter informações como nome, permissão, CNH e validade da autorização. Caso haja um motorista auxiliar, as mesmas informações também serão disponibilizadas. Vale ressaltar que o município de Araruama é o primeiro na Região dos Lagos a investir nesse tipo de fiscalização, proporcionando maior segurança aos munícipes e usuários do sistema de táxi.

A validade da vistoria da SETRA e do IPEM é de um ano. Os taxistas que, por algum motivo, tenham deixado de fazer a vistoria do IPEM, deverão ir ao Departamento de Arrecadação da Prefeitura de Araruama, regularizar as pendências e, após, ir à sede regional do órgão, em Niterói, para fazer a vistoria. A Secretaria de Transportes informa que continuará a fiscalização nos táxis, assim como a efetuada nos ônibus do município, com intuito de fazer com que os serviços prestados à população sejam os mais satisfatórios possíveis.


Fonte : G1
Foto   : SETRA