Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Araruama - Cidade entra pela primeira vez no Circuito de Feiras Orgânicas

Araruama entrou pela primeira vez no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, no qual o produtor rural vende seu produto diretamente ao consumidor em feiras realizadas na capital do Estado. A conquista do espaço foi feita pelo produtor rural Roberto Santos Figueiredo, da comunidade de Itapinoã, que produz feijão e laranja, e que agora participa do evento através da Associação de Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro (ABIO).
A agricultura orgânica é um sistema de produção que não permite o uso de produtos químicos sintéticos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, nem agrotóxicos ou transgênicos. Para ser considerado orgânico, o produto agrícola deve estar de acordo com as normas e ser cultivado com uso responsável do solo, da água, ar e dos demais recursos naturais, além de estar inserido de maneira sustentável nas relações sociais e culturais de cada região.
De acordo com a secretária de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Araruama, Keila Wiviane, a conquista valoriza a produção rural do município, em particular o distrito de São Vicente de Paulo.
“A Prefeitura de Araruama atua junto ao pequeno produtor rural oferecendo orientações técnicas para melhorar a produtividade. No galpão de São Vicente oferecemos a oportunidade de beneficiamento dos produtos, melhorando a qualidade dos frutos que chegam ao mercado da nossa região”, disse.