Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

terça-feira, 3 de maio de 2016

Cabo Frio - Professora da Rede Municipal terá trabalho exposto em Feira Nacional

Elisabethe Gomes Pinheiro, 47 anos, é Professora Formada em Matemática, pesquisadora e servidora no DEFOC- Departamento de Formação Continuada da SEME-Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio.



Mais conhecida entre os colegas e alunos como "Bethmática", a professora vai participar do XII Encontro Nacional de Educação Matemática entre os dias 13 e 16 de Julho. O evento será realizado na UNICSUL- Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo e reúne educadores de todo Brasil. A docente esteve presente nas últimas três edições e dessa vez foi aprovada para apresentar o ‘Kit Matemática Divertida’. “O kit é composto de fichas de trabalho com atividades relacionadas às operações fundamentais e ao estudo da Geometria. O material é indicado para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental e o nível das atividades progride conforme o ano de escolaridade. Atualmente seis escolas particulares da Região dos Lagos utilizam o kit em sala de aula”, conta Elisabethe.



O material de ensino foi lançado em 2015 durante a IV Feira Nacional de Matemática que aconteceu em Santa Catarina, a professora foi a única representante do estado do Rio de Janeiro. O trabalho com jogos matemáticos foi tão bem aceito pelos alunos que a professora patenteou o nome "Bethmática" como uma marca para os kits e jogos criativos. ”Meu objetivo é incentivar e desmistificar a matemática como uma disciplina cansativa ou muito difícil. Os jogos são simples de serem aplicados e geram conhecimento e maior interesse nas crianças para aprendizagem”, explica. Outro jogo que tem feito sucesso é a "Adedanha Matemática". Vários professores do Brasil têm usado o jogo e relatado o interesse dos alunos pela matemática.



A brincadeira também já foi objeto de estudo no PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Governo Federal. E em junho a "Bethmática" deve ter um artigo publicado sobre o seu trabalho na revista da SBEM- Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Para quem quiser saber mais sobre as ações da professora Elisabethe basta acessar o blogwww.bethematicablogspot.com.