Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Programação de Fevereiro no Museu de Arte Religiosa

O mês de fevereiro é curto, mas com muitas atividades no MART!

Retomam os ensaios na nave da igreja o Coral Despertar, às 3as e 6as feiras, a partir das 15 horas. Se você gosta de cantar, tem mais de 60 anos, venha fazer novos amigos e soltar a voz. Alegria, harmonia e amizade garantidas.

Também reiniciam as atividades do Grupo Gira-Sol de Danças Circulares, às 2as feiras, das 15 às 17 horas, sob a coordenação da psicopedagoga, arteterapeuta e focalizadora Elvi Vasconcelos. As danças circulares, além de resgatar ritmos, cantos e danças de povos e culturas do mundo, ampliam o conhecimento dos participantes em busca de um bem-estar físico, mental, emocional, energético e social. Descontração e alegria você encontrará na roda.

Até o dia 10 de fevereiro, o Museu recebe a mostra “O Vale das Lágrimas Vermelhas” do ambientalista, fotógrafo e empresário Ernesto Galiotto, sobre o acidente ocorrido em 2015 em Mariana, MG. O rompimento da barragem, além de vidas e da devastação do povoado, causou prejuízos a milhares de pessoas, na maior catástrofe ambiental do Brasil e o maior desastre da mineração no mundo. Resultado de quase um ano de trabalho por terra, rio e ar, a exposição traz depoimentos impactantes e mostra a biodiversidade alterada. De 3ª a 6ª feira, das 10 às 17 horas, e aos sábados e feriados, das 14 às 18 horas.

No dia 10 de fevereiro, a Rede Rio Astronomia, traz mais uma edição do projeto "ASTRONOMIA NO MUSEU". Observação planetária e observação lunar com telescópios e uma boa prosa com os amigos da astronomia. Cada dia mais e mais pessoas se interessam pelo tema e vem ao MART para compreender e observar os astros e o universo. E nesse mês, acontecerá eclipse lunar, e os telescópios estarão a postos nos jardins do Mart para todos que quiserem observar o fenômeno, em horário a ser definido. Mas todas as observações com telescópios dependem das condições de visibilidade e meteorológicas, então fique atento a nossa programação para qualquer eventual cancelamento. Outras informações: Rede Rio Astronomia (22) 992397792.

Nos dias 4, 11 e 18 de fevereiro, nas atividades da VI Semana Fluminense de Patrimônio, o MART acolhe as Oficinas de percussão para cortejos e rodas populares, em parceria com o Grupo GRIOT e a Casa Scliar. Sob a coordenação de Marcia Fonseca, as oficinas de percussão tem como objetivos fomentar a circulação de bens culturais imateriais regionais, proporcionar a aquisição de conhecimento, vivências, estudos de percussão em cultura popular de matriz africana no Brasil, especificamente, Jongo, Ciranda praieira, Coco, com pitadas de Maracatu de baque ... As oficinas tem duração de quatro encontros/aulas e 1 roda/cortejo. No MART, as aulas serão nos dias 4, 11 e 18, sábados, das 15 às 18 horas. Inscrições e outras informações pelo email griot_culturapopular@hotmail.com.

Dia 16 de fevereiro, às 19 horas, o Museu abre a exposição “Antonio de Gastão – 105 Anos de Arte Popular” em comemoração ao aniversário do grande mestre da arte popular, nascido em Cabo Frio, em 13 de fevereiro de 1912. Pescador, poeta, escultor, músico, contador de histórias... e muito mais. Tudo cabe em Antônio de Gastão, que entre tarrafas e peixes e restingas e árvores, encontrou o caminho para sua arte, nas formas de bichos, barcos e bonecos de fantoches. A exposição estará aberta ao público de 3ª a 6ª feira, das 10 às 17 horas e aos sábados, das 14 às 18 horas.

Dia 18 de fevereiro, sábado, antecipamos o dia da Feira Agroecológica do Convento, quando acontecerá também a culminância das Oficinas de Percussão para Cortejos e Rodas Populares, do Grupo Griot. Então, como uma prévia do Carnaval, vem pro MART, para curtir aquela cerveja artesanal geladinha, salgados e doces para você, a família e os amigos. Vai ter música, vai ter dança, vai ter cultura no MART.

Em razão dos festejos de Carnaval não haverá programação do Projeto Música no Convento.

Agende-se e venha para o Mart! Cultura é o que a gente faz. Acompanhe nossa página no facebook: https://web.facebook.com/museudeartereligiosaetradicional


Horário de funcionamento do Mart: terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados e feriados, das 14 às 18h.


Serviço:

Museu de Arte Religiosa e Tradicional

Largo de Santo Antonio, s/n – Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos – Centro – Cabo Frio CEP 28.905-360

Tel: (22) 2646-7340 e-mail: mart@museus.gov.br



Foto : museu.com.br