Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

domingo, 19 de março de 2017

27ª Semana Teixeira e Sousa começa na próxima terça (21)

Começa na próxima terça-feira (21) a 27ª Semana Teixeira e Sousa. O evento marca a história e a cultura do primeiro romancista brasileiro, natural de Cabo Frio, e está integrado ao Calendário Oficial do Município, através da Lei Municipal nº 1106/1991. A Semana em homenagem ao poeta também faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual nº 6290, de 06 de julho de 2012.

De acordo com o Secretário de Cultura, Ricardo Machado, é importante ressaltar que o evento retorna esse ano, depois de ficar de fora do calendário no ano passado: ”Temos que ressaltar a importância de retomar a Semana Teixeira e Sousa. Ele é o precursor do romance no Brasil e nos dá hoje uma mobilidade cultural muito grande” – conta o secretário.

A Secretaria de Cultura planeja promover uma integração maior com a comunidade, para que todos conheçam a história do cabo-friense. De acordo com Susiane Borges, do Departamento de Projetos e Políticas Culturais, esse é o caminho para que as obras de Teixeira e Sousa sejam cada vez mais reconhecidas: “Somos todos Teixeiras é uma forma de reconhecimento do passado, construção do coletivo para que o legado seja levado para o futuro” – disse ela.

A programação está bem diversificada e contará com apresentações musicais, sarau de poesia, artes plásticas, danças, artesanato, feira literária, lançamento de livros, teatro, gincanas e palestras, entre outras atividades. As atrações acontecerão em diferentes pontos da cidade: Praça Porto Rocha, Charitas, Universidade Estácio de Sá, Quilombo Maria Joaquina, Shopping UnaPark (Tamoios), Ferlagos, e Câmara Municipal.