Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Programação mês de Maio do Museu de Arte Religiosa

Maio é o quinto mês do calendário. Instituído pelos romanos muitos anos antes da era cristã o calendário como conhecemos tem alguns meses nomeados em homenagem a deuses e deusas romanos. E assim, MAIO homenageia Maia,deusa do crescimento das plantas e mãe de Mercúrio. O poeta Ovídio considerava maio como o mês do conhecimento e para compartilhar conhecimento tem a Semana de Museus.A 15ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, acontece entre 15 e 21 de maio, e terá mais de 3 mil eventos em todo o país.
O mês começa com uma novidade no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, o MART. 
O projeto é uma parceria entre a Rede Rio Astronomia e o MART e fascina a cada dia novos interessados em torno de telescópios e lunetas. Mas atenção: todas as observações com telescópios dependem das condições de visibilidade e meteorológicas, então acompanhe nossa programação para qualquer eventual cancelamento.  Para mais informações entre em contato com a Rede Rio Astronomia (22) 992397792.
No Brasil colonial, o sincretismo entre as tradições religiosas africanas e cristãs foi a forma como os negros conseguiram manter suas crenças e valores espirituais. E assim, em 13 de maio,  dia em que foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no país,  é comemorado  o dia dos Pretos Velhos. Mestres da sabedoria e da humildade, nesta data os terreiros encontram-se em festa, homenageando seus ancestrais. A Organização Comunidade de Terreiro de Cabo Frio e região dos Lagos irá realizar um batuque, com cantos e saudações no Cruzeiro, no jardim do Museu.  A partir das 15 horas.  Em complemento ao dia dos Pretos Velhos, no dia 15 de maio, será realizada a Lavagem da Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, entre  15 e 16 horas. Lavar  a igreja tem o sentido de purificação e é feito com água de cheiro - uma mistura de água com folhas e flores.
Dia 19 de maio o MART convida a todos para o lançamento do livro Cabo Frio 400 anos de história. Organizado pelos historiadores Flávia Maria Franchini Ribeiro e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, o livro é resultado da aproximação realizada entre o museus e seus pares acadêmicos, que promoveu uma reflexão sobre a cidade por ocasião das comemorações dos 400 anos, em 2015. Ao lançar o livro, o MART contribui para o debate crítico e para a construção histórica sobre a nossa realidade, colaborando no processo de conhecimento de uma sociedade que não é mais complacente com as instituições que se fecham em si mesmas e ignoram as mudanças históricas em curso. Para nós do MART preservar não é o suficiente: é preciso ser atuante. Dia 19 de maio às 18.30 horas.
O Música no Convento  acontece no dia 25 de maio e apresenta o Grupo Musical Amadeus. Composto por músicos de diferentes formações, o quarteto composto por violino, flauta, cello e violão, traz para o MART um repertório variado, do clássico ao contemporâneo. Emoção em forma de música.  Às 19.30 horas.  ENTRADA FRANCA.
A Feira Agroecológica do Convento acontece no dia 27 de maio, a partir das 15 horas até as 19 horas.  Chegando o frio, a feira ganha um novo colorido e novos sabores para degustar em uma roda de conversa com amigos.  Novos produtores e sempre os produtos da estação, cultivados com carinho, direto da roça e dos quintais para o seu consumo e de sua família. Tem doces, quitandas, quitudes os mais diversos. Tem ostra, tem ovo caipira, queijos artesanais, caldos, petiscos e é claro a cerveja artesanal.   O Quilombando Griot vai estar presente trazendo um jongo para a festa. Não vai perder, põe na agenda.
A exposição “Antônio de Gastão – 105 Anos de Arte Popular”, está aberta à visitação de 3ª a 6ª feira das 10 às 17 horas e aos sábados de 14 às 18 horas.  Os objetos expostos apresentam a forma de ver o mundo desse personagem da cultura cabo-friense, mestre, pescador, poeta, escultor, músico e contador de histórias, apaixonado por sua terra, pela restinga e pelo mar.
O Coral Despertar Alegria de Viver, continua com ensaios as 3as e 6as feiras, a partir das 15 horas. O convite para se integrar ao coral é para aqueles que, passados dos 60 anos, encontram na alegria e na amizade razões para cantar.  Venha fazer parte do coral.
E para dançar, tem o Coletivo Gira-Sol de Danças Circulares, sob a coordenação da psicopedagoga, arteterapeuta e focalizadora Elvi Vasconcelos.  O grupo resgata os ritmos, cantos e danças de povos e culturas do mundo.  É bem-estar na certa. Toda as 2as feiras, das 15 às 17 horas, nos jardins internos do MART.
Agende-se e venha para o Mart!  Cultura é o que a gente faz.   Acompanhe nossa página no facebook.
Horário de funcionamento do Mart: terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados e feriados, das 14 às 18 horas.
Museu de Arte Religiosa e Tradicional - Ibram - MinC
Largo de Santo Antônio s/n - Antigo Convento N. Sra. dos Anjos - Cabo Frio -RJ 
(22) 2646-7340