Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Livro sobre inclusão de crianças autistas é lançado

A escritora cabista Michely de Aguiar Rodrigues vai lançar um livro sobre a inclusão de crianças autistas nesta quinta-feira (31) às 18h no Centro Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio. O evento será gratuito.

Durante a noite de autógrafos, haverá sorteio de um exemplar da obra "Processo de Inclusão da Criança com Autismo: Mapeando Práticas Escolares e seus Efeitos", que partiu de uma pesquisa realizada durante o mestrado da autora, que é pedagoga e mestre em Educação na linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A escritora, que estudou o caso de um aluno da rede municipal de ensino de Arraial do Cabo, portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA), descobriu que uma das maiores barreiras para a inclusão de alunos especiais na rede regular é a formação precária ou a ausência de forma continuada.

A Organização Mundial da Saúde, estima que o TEA afeta uma em cada 160 crianças no mundo. Pessoas com TEA podem ter hipersensibilidade, distúrbios de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia, entre outros problemas como depressão e ansiedade.

Para falar melhor do tema, e em especial sobre o relacionamento das crianças autistas com a escola, Michely também vai ministrar uma palestra para os convidados.

O Centro Cultural Manoel Camargo fica na Av. Liberdade, s/nº, Centro.