Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Dr. Bumbum é preso, Eleições suplementares em Iguaba e outras notícias

Pela primeira vez, a Região dos Lagos terá representação em um dos eventos culturais mais importantes do país, a Festa Literária Internacional de Paraty - Flip, que neste ano chega a 16ª edição. A poetisa de Arraial do Cabo, Lorena Brites, irá expor o livro “Acervo de Palavras”, obra poética lançada em 2015 pela Editora Autografia, e que já passou por circuitos do cenário literário como as Bienais Internacionais do Livro do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Lorena ganhou reconhecimento devido ao amplo trabalho de divulgação nas redes sociais e o apoio que recebeu de grandes empresas para seus projetos artísticos. Mas, este ano será diferente, a autora que também é membra da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências, relata não ter conseguido patrocínio e irá para Flip por conta própria.

A Flip acontecerá do dia 25 a 29 de julho. O relançamento do “Acervo de Palavras” está marcado para o penúltimo dia da festa, sábado (28), às 16h, na Casa Autografia: Rua Comendador José Luiz, 398, no Centro Histórico de Paraty – RJ. A programação é gratuita. No regresso à Região dos Lagos, a poetisa vai organizar os preparativos do novo livro de poemas, intitulado “Avesso Reverso”, contemplado pelo selo Lampejos, da Editora Penalux, ainda sem previsão de lançamento.

-----

O médico Denis César Barros Furtado, conhecido como ‘Doutor Bumbum, e a mãe dele, a também médica Maria de Fátima Barros Furtado, foram presos na tarde desta quinta-feira (19) dentro do Barra Space Center, na Avenida das Américas, a cerca de 7 quilômetros do condomínio onde Denis mora. Os policiais chegaram ao ‘Doutor Bumbum’ e à mãe dele graças a informações passadas ao Disque-Denúncia. Os dois foram levados para a 16ª Delegacia de Polícia, na Barra da Tijuca.

Denis e Maria de Fátima são apontados como responsáveis pelo procedimento estético realizado no apartamento do médico que resultou na morte da bancária Lilia Calixto, de 46 anos, moradora em Cuiabá, no Mato Grosso.

Em Brasília, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal cassou o registro de Denis, mas o médico ainda pode recorrer da decisão.

----

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abriu inscrições para uma palestra gratuita sobre Gestão Estratégica. O evento será realizado no dia 26 de julho, às 19h, na sede do órgão em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail regiaodoslagos@sebraerj.com.br ou pelo telefone (22) 2643-0805. As vagas são limitadas.

Segundo o Sebrae, durante a palestra, os participantes vão conhecer algumas ferramentas de avaliação do ambiente empresarial que podem contribuir para a formatação de um Plano de Ação Estratégico.

Os empresários presentes também entenderão melhor como funciona o Programa Gestão Estratégica Sebrae Mais, em que as empresas passam por uma análise completa de cenário do negócio e desenvolvem na prática o seu Plano de Ação, com apoio de consultorias personalizadas.


Data: 26 de julho
Horário: 19h
Local: Escritório da Sebrae
Endereço: Rua Raul Veiga, 153, Centro

----

O ministro João Otávio de Noronha, da Corregedoria Nacional de Justiça, intimou os desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e o juiz Sérgio Moro a prestarem informações sobre a batalha jurídica em torno da libertação de Lula. Os três terão 15 dias, a partir de 1º de agosto, para enviar as informações. O objetivo é apurar possíveis infrações disciplinares.

O Conselho Nacional de Justiça recebeu 12 representações contra Favreto e quatro contra Sérgio Moro. Em uma dessas, contra o juiz da Lava-Jato, também aparece o nome de Gebran Neto. A batalha judicial aconteceu num plantão de domingo no TRF-4, no começo do mês, quando Rogério Favreto mandou soltar Lula. Depois de ordens e contraordens envolvendo moro e os desembargadores, a palavra final, que manteve Lula preso, foi dada pelo presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores.

O ex-senador Luiz Estevão e o ex-ministro Geddel Vieira Lima foram transferidos para a ala de segurança máxima da penitenciária da Papuda, em Brasília. A decisão da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal foi tomada após denúncias de que os políticos tinham regalias.

Nas celas foram encontradas barras de chocolate, anotações que seriam de Geddel e pelo menos cinco pendrives, supostamente de Luiz Estevão. Os dois estão, agora, em celas individuais. O banho de sol também passa a ser individual e eles não terão contato com outros detentos.

----

A eleição suplementar de Iguaba Grande pode acontecer no mesmo dia da eleição para segundo turno das eleições gerais, ou seja, dia 28 de outubro. A confirmação depende da autorização do Tribunal Superior Eleitoral, que já foi solicitada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

O presidente, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, alega que a realização dos pleitos suplementares juntamente com as eleições gerais acarretará em uma economia para os cofres públicos. "Tem-se o inegável prestígio à economicidade, afastando-se dispêndios de recursos financeiros para disputas suplementares específicas, mediante o compartilhamento de uma estrutura já montada para as eleições ordinárias, inclusive no que concerne aos locais de votação e aos mesários", redigiu o magistrado.

Mas vale destacar, que essa viabilidade é algo novo. No último dia 11 de julho, uma resolução foi publicada pelo TSE, onde passou a ser permitido a realização de eleições suplementares no mesmo dia dos pleitos ordinários, em casos necessários.

Com base nessa nova resolução, a Corte Superior Eleitoral já autorizou a realização de pleitos suplementares no dia 28 de outubro em cidades dos estados do Amazonas, Mato Grosso e Santa Catarina. Agora, a expectativa é que a medida também seja aplicada não só em Iguaba Grande como também nas cidades de Mangaratiba, Laje do Muriaé e Aperibé, todas no Estado do Rio de Janeiro.

-----

O Fluminense saiu atrás, mas buscou empate diante do Vasco pelo placar de 1 a 1, em partida realizada na noite desta quinta-feira, no estádio de São Januário, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Apesar de ter evitado a derrota, a equipe tricolor completou o seu sexto jogo seguido sem vitória e soma 15 pontos na tabela de classificação, na qual ocupa o 12º lugar, logo atrás justamente do time vascaíno, 11º, com 16 pontos.

Santos e Palmeiras fizeram um clássico de dois tempos completamente distintos na noite desta quinta-feira, no Pacaembu em duelo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Quando foi superior, no primeiro tempo, os palmeirenses saíram na frente com gol de Lucas Lima que marcou contra seu ex clube faz valer a lei do ex como foi o caso de ewreton marcando ontem contra o flamengo

Na etapa final, os santistas melhoraram contra o palmeiras, aproveitaram o cansaço do rival e deixaram tudo igual graças ao zagueiro Gustavo Henrique.

O resultado acabou não sendo bom para nenhum dos dois. O time de Jair Ventura segue perto da zona do rebaixamento, com 14 pontos, apenas um à frente do Bahia, primeiro integrante da zona da degola. Já a equipe comandado pelo técnico Roger Machado perdeu a oportunidade de se aproximar dos primeiros colocados. Está na sétima posição, com 20

-----

A presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Laurita Vaz, julgou prejudicado um pedido da Procuradoria-Geral da República para que apenas o STJ possa decidir sobre a liberdade do ex-presidente Lula. O pedido foi feito após um embate de decisões sobre a soltura ou não de Lula entre desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Laurita Vaz considerou que o conflito já foi resolvido dentro do próprio TRF-4 pelo presidente do tribunal, desembargador Thompson Flores. Além disso, a ministra destacou que, em outra decisão, ela já havia afirmado que o desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, não tinha competência para soltar Lula. Por isso, a presidente do STJ decidiu não analisar a solicitação da Procuradoria-Geral da República.

----

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite será no sábado 18 de agosto. O Brasil está vivendo o retorno do sarampo, com dois surtos: em Rondônia, onde foram confirmados 200 casos e duas mortes, e no Amazonas, estado que 263 notificações da doença. Quatro suspeitas foram registradas no Rio de Janeiro e estão sob investigação, e há registro de sete casos no Rio Grande do Sul.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite ocorrerá entre os dias 6 e 31 de agosto em todo o país. Durante esse período, os postos de saúde da rede pública oferecerão as doses gratuitamente.

A vacina poderá ser dada em crianças a partir de 1 ano, adolescentes e adultos até 49 anos.

----

Fiscais da Vigilância Sanitária do Rio vão começar a fazer hoje (19) fiscalizações em estabelecimentos comerciais para coibir o uso de canudos de plásticos. Já está em vigor uma lei municipal que só permite o uso de canudo de papel biodegradável ou reciclável. O alvo dos fiscais, neste primeiro dia, serão bares, restaurantes, lanchonetes e padarias.

Segundo a subsecretária em Vigilância Sanitária do Rio, Márcia Rolim, neste primeiro momento os fiscais darão orientações sobre a lei. O estabelecimento terá 60 dias para deixar de fornecer o canudo de plástico e, só a partir desse prazo, é que poderá ser multado.

Para estabelecimentos fixos, a multa será a partir de R$ 1.600 e para ambulantes, R$ 655.

O Rio é a primeira cidade do Brasil a banir o uso do canudo de plástico.

----

A ministra Rosa Weber, presidente eleita do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou pedido do Movimento Brasil Livre para que Lula fosse declarado inelegível neste momento.

O MBL queria que o tribunal decidisse sobre o tema antes mesmo do registro da candidatura de Lula na Justiça Eleitoral.

O PT já avisou que a candidatura do ex-presidente será registrada em 15 de agosto, quando acaba o prazo.

Lula está preso desde abril, condenado em processo relacionado à Operação Lava Jato.

----


Tempo e Temperaturas nas capitais e na sua cidade.

Temos na Bíblia, 31 provérbios, um por dia para vc ler e ser uma pessoa melhor. Facilitamos pra vc e ir direto para a página do provérbio de hoje. Seja um proverbista Basta clicar no link abaixo e ler o: 

Clique no titulo da parábola e aprenda a ser do bem e veja imagens inspiradoras para o seu dia.

Outra dica para vc massagear a alma sempre pela manha. Escute boa música. 

Até a próxima 



Estamos:
-Rádio Ave Maria - de Seg. à Sexta -  08:00hs às 10hs - 87,9 - Música e Notícias gerais( Muita informação na sua manhã - Notícias Gerais - Tempo -Trânsito - Estúdio Notícias )
-Rádio Ondas FM - De Seg. à Sexta - 13 hs às 16hs - 97,7 - Muita música e também notícias.
(Notícias Gerais - Tempo - Policiais - Trânsito - Redes Sociais)Caso deseje ouvir, fora da região entre e acesse no Google - Rádios Net - no aplicativo, coloque para procura o nome da rádio. Ou clique abaixo no link desejado:




Rádio Ave Maria FM - http://www.radios.com.br/aovivo/radio-ave-maria-879-fm/30788
Rádio Ondas FM - http://www.radios.com.br/aovivo/radio-ondas-977-fm/15454

Precisando de mim é só chamar no "Facebook"

Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias


Foto : Rio Tur
Fontes de pesquisa : G1 - O Globo - UOL - Jornal Extra - Folha de São Paulo - Jornal O Resumo, coluna "Dicas e Truques" - Cronicas do dia